Como fazer uma gestão correta de um evento de vela


 

Sempre que pensa em organizar um evento fica com dor de cabeça? Os seus problemas acabaram.

Aqui ficam alguns passos que pode seguir se está a pensar organizar um evento de vela e quer ser bem-sucedido. Primeiro avaliamos quem são as pessoas que têm um impacto direto, isto é, têm um papel significativo durante uma regata, sendo que um dos nossos objetivos é conseguir o maior número de participantes possível no evento que estamos a organizar.

Normalmente são muitas as pessoas que têm ligação direta com as regatas e a lista continua a aumentar se falarmos em aumento dos níveis num campeonato (regional, nacional, internacional), o número de intervenientes, membros da organização, logicamente, irá aumentar também. No entanto, neste post vamos focar-nos apenas se quiser organizar um evento de vela para pequenos ou médios clubes.  

Pode começar por tratar de tudo o que engloba a logística do evento: selecionar uma data e hora do evento, local, entre outros. É necessário ter em conta alguns fatores importantes antes de tomar estas decisões: primeiro que tudo pense que o seu objetivo é atrair mais clubes, logo pense numa data que vá ao encontro da disponibilidade do seu clube e daqueles à sua volta. Não corra o risco de planear uma regata onde está a acontecer outra nas proximidades, de certeza que o número de participantes não será significativo. Depois não se esqueça da parte essencial e que muitas vezes é descartada, o marketing do evento. Tem de publicitar o seu evento, o marketing nestes casos deve estar nos websites, na secção do registo, em redes sociais, espalhar a palavra entre diretores de clubes e sobretudo fazer com que o seu clube mantenha contacto com outros clubes para perceber se vão participar nos seus eventos e assim ajudá-lo a ter uma melhor preparação para a regata.

Agora que a logística e a publicitação estão lançadas deve estar a pensar “Então, mas como é que eu consigo gerir o evento corretamente?” Também temos a resposta para si.

ProRegatta.

A ProRegatta irá ajudá-lo a gerir o seu campeonato corretamente. Começando pelos registos dos clubes no seu evento, estes podem ser feitos através do website. Não são necessárias grandes burocracias, uma vez que é tudo feito online e a partir daí é só começar a gerir o campeonato. Com a utilização desta app pode ter a certeza de que a gestão será mais facilitada, terá menos trabalho e a comunicação é também mais eficaz, uma vez que é direta entre clubes e velejadores.

Temos funcionalidades disponíveis que irão ajudá-lo a fazer uma gestão correta de todas as etapas, inclusive a opção de os clubes poderem fazer tracking do barco. Podem visualizar o seu percurso e revê-lo no final. Num evento de vela as pessoas vão competir umas contra as outras e vão testar as suas habilidades, mas também importa reconhecer que se trata igualmente de um evento social, uma vez que as famílias e amigos vão estar presentes. E, assim, a ProRegatta pode também ajudar neste aspeto. Uma vez que o tracking pode ser transmitido em tempo real e todos os convidados no evento poderão estar a par do que está a acontecer no mar.

A nossa app vem também equipada com uma funcionalidade concebida a pensar na segurança dos velejadores, o que se torna numa ótima funcionalidade para qualquer pessoa que esteja a organizar um evento de vela. Uma forma de garantir a segurança dos velejadores enquanto estão no mar. O mecanismo é um botão de SOS que pode ser ativado pelo velejador em qualquer caso de emergência, problemas com o vento, com o barco ou com o próprio velejador. Só tem de associar contactos de emergência e estará disponível quando necessitar mediante rede e bateria. Mas não é só por estas funções que este dispositivo pode ser utilizado, pode igualmente ser usufruído pelo balizador que pode enviar através do botão a localização das boias para o organizador do evento e este aplica automaticamente as coordenadas das mesmas.

Convém não esquecer que estes eventos de vela dão trabalho, a vela é um desporto em crescimento e reconhecimento em vários países e tem tido mais atenção nos últimos anos devido à excelente performance de alguns barcos junto das televisões e dos media, por isso o evento de vela deve ser planeado e gerido ao detalhe e com a ajuda de um dispositivo móvel que pode auxiliá-lo nas mais diversas etapas é uma mais-valia. A acrescentar a isto o seu download está disponível para android e IOS e é completamente gratuito.

Se ficou interessado na ProRegatta e em como podemos ajudá-lo a gerir os seus eventos de vela, visite o nosso website para mais infomações e partilhe este artigo nas suas redes sociais. 


Share now
Share


  • sponsors