MESTRADOS |
Os mestrados da ENIDH destinam-se à formação pós-graduada de oficiais de marinha mercante e de outros quadros para o sector dos transportes que satisfaçam os padrões de qualidade adotados internacionalmente no sector marítimo-portuário.
As aptidões e conhecimentos requeridos a estes profissionais, pela sua vastidão e especificidade, não podem ser assegurados através de uma formação ao nível da licenciatura. Importa ainda, preparar profissionais habilitados e empenhados no desenvolvimento de atividades de investigação científica no domínio dos transportes marítimos, portos e logística.
Os planos curriculares dos mestrados em Pilotagem e Engenharia de Máquinas Marítimas, obedecem aos padrões de formação estabelecidos pela Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers da IMO - Organização Marítima Internacional (http://www.imo.org/en/OurWork/HumanElement/TrainingCertification/Pages/STCW-Convention.aspx), o que garante aos seus diplomados a obtenção de certificação internacional para o exercício da sua atividade profissional em qualquer marinha mercante nacional e internacional ao nível de gestão. No caso do mestrado em Pilotagem, permite ascender à categoria profissional de capitão da marinha mercante e no caso do mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas, permite ascender à categoria profissional de Engenheiro Maquinista Chefe. Estes cursos são reconhecidos a nível nacional pela Administração Marítima Portuguesa – DGRM (https://www.dgrm.mm.gov.pt/).
Deve notar-se que no sector dos transportes marítimos, quer a nível interno quer a nível internacional, o mercado de trabalho está atualmente bastante carenciado de profissionais qualificados para a marinha mercante, nomeadamente ao nível de gestão (chefias).
LICENCIATURAS |
Numa altura em que o Mar se assume cada vez mais como um desígnio nacional, naturalmente, todas as atividades relacionadas com o sector marítimo-portuário assumem um papel fundamental para o desenvolvimento sustentado o país. Como única instituição pública de ensino superior em Portugal com a missão de formar quadros para os transportes marítimos e portos, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), procura dar resposta às necessidades que resultam da importância crescente deste sector da atividade, contando, para esse objetivo, com corpos docente e administrativo excelentemente qualificados, instalações e equipamentos de elevada qualidade de que se destacam, os equipamentos de simulação e laboratórios bem equipados, que têm sido objeto de elevados investimentos, no sentido de proporcionar aos estudantes as melhores condições para o desenvolvimento das suas competências e qualificações.
Os planos curriculares das licenciaturas em Pilotagem, Engenharia de Máquinas Marítimas e Engenharia Eletrotécnica Marítima, obedecem aos padrões de formação estabelecidos pela Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers da IMO - Organização Marítima Internacional (http://www.imo.org/en/OurWork/HumanElement/TrainingCertification/Pages/STCW-Convention.aspx), o que garante aos seus diplomados a obtenção de certificação internacional para o exercício da sua atividade profissional em qualquer marinha mercante nacional e internacional. Estes cursos são reconhecidos internamente pela Administração Marítima Portuguesa – DGRM (https://www.dgrm.mm.gov.pt/).
Os cursos marítimos possuem uma elevada empregabilidade na marinha mercante nacional e internacional, pelo que os diplomados destes cursos podem ter uma carreira de sucesso neste setor de atividade com elevados níveis de remuneração.
A licenciatura em Gestão Portuária, enquanto única oferta formativa a nível nacional direcionada para esta área, constitui um valor acrescentado em termos académicos e profissionais enquanto fator diferenciador face à concorrência, procurando dotar os estudantes de competências indispensáveis para a gestão de negócios na interface portuária enquanto parte integrante de um sistema logístico mais vasto, visando melhorar a eficiência dos nossos portos, fator decisivo para aumentar a competitividade nacional.
A licenciatura em Gestão de Transportes e Logística é uma aposta inovadora no panorama da logística nacional, na vanguarda dos mais recentes processos educativos, procurando criar profissionais altamente qualificados para o setor dos transportes e da logística em geral e para o sector marítimo e rodoviário de mercadorias em particular. Os Transportes e a Logística são um dos maiores desafios que se deparam ao país em termos de competitividade. A nível da gestão é a área que mais tem evoluído em termos de importância, empregabilidade e nível remuneratório. As empresas perceberam que para serem competitivas têm que apostar neste importante segmento da cadeia de valor que pode representar de 12 a 18% dos seus custos totais de produção.
TESP – CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS |
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) são de cursos superiores de dois anos letivos, regulados pelo Decreto-lei n.º 63/2016 com a Republicação do Decreto-Lei n.º 74/2006 que regulamenta os Graus académicos e diplomas do ensino superior. Os cursos TeSP estão disponíveis na ENIDH desde o ano letivo 2015-2016. Os titulares de um curso TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior. Muitos dos cursos TeSP da ENIDH permitem obter um número significativo de créditos (ECTS) válidos nos ciclos de estudos de licenciatura da ENIDH.
Estes cursos podem ser lecionados em regime diurno ou pós-laboral, tendo em consideração a opinião maioritária dos candidatos colocados no concurso de acesso ao respetivo curso. Para obter mais informações acerca das candidaturas a estes cursos, os interessados poderão contactar os docentes responsáveis pelos cursos:
Acording to the club site |