Clube Naval de Sesimbra

Proregatta

Secretaria

Secretaria

A Secretaria do Clube Naval de Sesimbra situa-se na nova sede, inaugurada em 10 de Setembro de 2005, no porto de abrigo de Sesimbra, mais propriamente junto à Marina (porto de recreio náutico ).

O Staff é composto por vários funcionários, atenciosamente dispostos para tratarem de todos os assuntos inerentes.

O Horário de Funcionamento subdivide em 2 épocas a saber:

 

Marina


Marina

A Marina do Clube Naval de Sesimbra, foi um sonho de muitas gerações, uma velha aspiração do Clube Naval e da Vila de Sesimbra. Equipamento Fundamental para o desenvolvimento do Turismo e da Náutica de Recreio, não só no verão, como ao longo de todo o ano, é de salientar que ao largo do Cabo Espichel passam, anualmente, cerca de 40.000 embarcações de recreio, rumo ao Sul, pelo que, se pelo menos 5% destas embarcações viessem a Sesimbra (algumas já começam a ser clientes habituais), a vila conhecerá um acréscimo de alguns milhares de turistas. Para além das vantagens de ambito turístico e económico que esta infra-estrutura vêm proporcionando, não devem ser esquecidos os postos de trabalho que foram criados, directa e indirectamente, o que constituiu uma mais-valia significativa para a dinamização da economia e para a criação de emprego no concelho.

As obras de construção do Porto de Recreio de Sesimbra, tiveram início, no dia 4 de Dezembro de 1997, sendo decisiva a autorizacão da obra por parte da Administração de Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). A primeira fase, a obra orçamentada em cerca de 160 mil contos, contou com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e com os contributos dos sócios do Clube Naval. Os trabalhos de construcão estiveram a cargo da Ahslers Lindley Lda., uma empresa especializada na construção de portos de recreio e marinas, de acordo com o projecto.

Preçário


O valor da acostagem é sempre referido pelo maior comprimento, o da embarcação ou do lugar de acostagem que vai ocupar

Para acostagens de um dia, a entrada deve ser feita após as 14h e saída até às 12h do dia seguinte.

 

Descontos e packs:

*Inverno: 7 meses - Out/Abr: inclui 20% desconto

**Combinado (8 meses de marina + 4 de fundeadouro): Oferta de 2 meses - 1 mês de época alta e 1 de época baixa = 25% desconto

***Verão: Incluí 10% desconto (meses de Maio a Setembro - Pagamento único até 15/05)

  1. a) O CNS não se responsabiliza por quaisquer danos materiais. Apenas aceitarão inscrição de barcos seguros por danos próprios e de terceiros (bens e pessoas)
  2. b) As inscrições dos barcos, só serão aceites mediante apresentação de fotocópia do livrete e seguro
  3. c) No acto da entrada para reservas superiores a 1 mês, o sócio compromete-se a informar o CNS da sua saída com 30 dias de antecedência, para evitar o pagamento do mês seguinte
  4. d) Declaro aceitar que as comunicações e/ou notificações serão feitos por intermédio de carta registada simples, para morada agora indicada, sendo esta considerada como morada convenciada para todos os efeitos legais, devendo comunicar qualquer alteração à mesma por escrito

 

Todos os pontos acima são exclusivos a sócios. Para não sócios apenas temos disponível a tabela diária à qual acresce o IVA a taxa em vigor

Projecto

Esta infraestrutura ficou preparada para 130 embarcações de recreio, entre os 6 e os 15 metros. Quanto à sua ocupação, 50% dos lugares destinaram-se a sócios residentes em Sesimbra, sendo os restantes repartidos por outros sócios e por embarcações de recreio - em trãnsito ou que pretendam passar uns dias na nossa vila. A procura foi grande, e rápidamente os lugares de amarração ficaram esgotadas. Sendo necessário pensar e planear rápidamente uma segunda fase do projecto, que incluíu o aumento da área de parqueamento de 130 para 180 embarcações de recreio e terrapleno de área circundante, para a construção de instalações sociais, para Nova Sede, apoio à náutica de recreio e ás secções desportivas do clube, os apoios foram concedidos e as obras foram concluidas.

Indicadores do porto de Recreio do C.N.S.

  1. Resumo de equipamento Sistema Sagres        
    • 300 m Passadiço flutuante com 2,5 m de largura
    • 1 un Ponte de acesso 12,0 X 1,5 m
    • 1 un Portão de acesso
    • 3 un Finger de 12 metros
    • 7 un Fingers SF9 de 9 metros
    • 16 un Fingers SF8 de 8 metros
    • 3 un Fingers SF7 de 7 metros
    • 27 un Fingers SF6 de 6 metros
    • 7 un Fingers SF4 de 4 metros
    • 154 un Cunho de amarração
    • 36 un Braçadeiras para amaração
    • 36 un Amarração flexível, incluindo poitas de 40 kN
    • 25 un Bloco multi-uso água electricidade
    • 4 un Escada quebra-costas
    • 7 un Armário de emergência
  2. Data de confirmação de encomenda
    • 17 de Novembro de 1998
  3. Data de entrega do fornecimento
    • 29 de Janeiro de 1999
  4. Total de postos de amarração: 130 postos
    • 6 postos de 15 m
    • 14 postos de 12 m
    • 33 postos de 11 m
    • 7 postos de 10 m
    • 56 postos de 8 m
    • 14 postos de 6 m

 

Informações Técnicas

O porto de Recreio Náutico, do Clube Naval de Sesimbra situa-se de forma equidistante entre duas das principais cidades de Portugal, a 32 km a Sul de Lisboa (a Capital do País e porto Internacional) , e a 32 km a Oeste de Setúbal (porto Internacional), e distando 147 km para Norte de Sines (porto Internacional e Complexo petroquímico).

 

Latitude: 38º 26'2 N

Longitude: 9º 06'7 W

VHF Chamada Local: Canal 16

VHF Comunicações: Canal 9 e 12

 

Envolventes - Serra da Arrábida, Cabo Espichel

A Marina, situa-se na Vila de Sesimbra, enquadrada no paraízo ambiental da Serra da Arrábida (caracterizado pela grande riqueza biológica, aquática e terrestre, proposta a património Universal), mais promenorizadamente, numa frente marítima entre o Portinho da Arrábida e o Cabo Espichel. Trata-se de uma zona de costa dominada por falésias com elevada projecção vertical, o que lhe confere uma proteção natural, contra intempéries.

Zona turística por excelência, com infraextruturas adequadas e patrimónios naturais e culturais de elevado requinte.

 

Fundos - Serra da Arrábida, Cabo Espichel, Sesimbra

Na zona da Arrábida os fundos são predominantemente de natureza arenosa, havendo algumas excepções de natureza rochosa. Quanto á profundidade esta vai aumentando no sentido Portinho da Arrábida - Cabo Espichel. Na Baía de Sesimbra os fundos são quase totalmente arenosos. Com águas cristalinas e povoados por enorme profusão de biodiversidade. Trata-se de um ambiente, predestinado para a náutica de Laser e Recreio, de grande valor cultural e paisagístico.

 

Horizontes Visuais - Serra da Arrábida, Cabo Espichel, Castelo, Fortaleza Santiago, Forte do Cavalo

Como pontos de referência visuais, são de assinalar:

Os seguintes Farois: de Sines, do Cabo Espichel e do Forte de Cavalo junto ao Porto de Abrigo.

As falésias que enquadram a praia da Califórnia e se extendem, pelo Alto da Califórnia.

O Castelo de Sesimbra.

A Fortaleza de Santiago, já na zona ribeirinha.

 

Acessibilidades - Terrestres e Náuticas

Náuticas:

As acessibilidades marítimas, ao porto de Sesimbra, e mais própriamente ao porto de recreio náutico, vulgo Marina do C.N.S., são as seguintes:

Situa-se a cerca de meia distância entra a barra de Setúbal e o Cabo Espichel, na zona de arribas escarpadas da Serra da Arrábida, numa pequena enseada com praias de areia e fundos quase totalmente arenosos, mesmos com alguns nevoeiros, qualquer pequena embarcação provida de radar faz a acostagem ao porto sem dificuldade, sendo que, nestas condições adversas é possível avistar, como pontos de referência, o Farol do Forte do Cavalo, as falésias altas que enquadram, a baía de Sesimbra, e o Forte do Cavalo, situado na zona sobranceiro á marina.

Como Referência os seguintes Faróis: de Sines, do Cabo Espichel e do Forte de Cavalo.

 

Terrestres:

As acessibilidades terrestres, ao porto de Sesimbra, e mais propriamente ao porto de receio náutico, vulgo Marina do C.N.S., são as seguintes:

Rede viária do Concelho de Sesimbra têm dois eixos rodoviários fundamentais

A EN 378, entre Seixal e Sesimbra, que faz a ligação Norte-Sul, entre a ponte 25 de Abril e a Lisboa

A EN 379, entre Palmela e Santana que estabelece a ligação Este-Oeste, para o concelho de Setúbal e a ligação Norte-Sul, entre a ponte Vasco da Gama e Lisboa.

Actualmente o acesso ao porto de Sesimbra, qualquer que seja a alternativa escolhida (EN 378, EN 379), depois de chegados a Santana e após o desfrute da amena paisagem mediterrânica, com a sua flora, exuberante, bem representada nas matas existententes e bem preservadas, acabamos por serpententear ao longo de vales que se abrem ao mar, de uma forma deslumbrante e apetecível, quer se utilize, a descida directa para a vila, o acesso pela Serra, ou o acesso a Sesimbra Poente.

 

Gruas

Serviço de Grua do C. N. S.

O Clube Naval de Sesimbra dispõe de duas gruas sempre disponíveis para movimentarem as embarcações.

Denominadas respectivamente por Grua Azul (fixa) e Grua Amarela (móvel).

Fundeadouro

 

Fundeadouro

 

Sala de Treino


Sala de Treino

O Clube Naval de Sesimbra, tem ao dispor de todos os sócios uma sala de treino e sauna. A Sala de Treino pode ser utilizada todos os dias e a qualquer hora pelos sócios do Clube. Por seu lado a sauna só funciona durante à 2ª, 4ª e 6ª feira das 18h às 20h.

O Clube Naval de Sesimbra, sempre atento às necessidades dos atletas e associados investiu na aquisição de equipamentos de qualidade reconhecida, apropriados para uma Sala de Treino moderna e bem equipada, destinada aos sócios e que simultaneamente possibilite o apoio pertinente às respectivas Secções Desportivas.


 

Escola de Navegação


Escola de Navegação

A Escola de Navegação de Recreio do Clube Naval de Sesimbra (C.N.S.), funciona nas instalações do Clube, no Edifício Sede ( Porto de Abrigo ) em Sesimbra.

A Escola está actualmente credenciada para ministrar cursos até à categoria de Patrão do Alto Mar, competindo-lhe organizar e ministrar os cursos, bem como proporcionar a realização dos exames pela DGRM, entidade que emite as respectivas cartas, em caso de aprovação.

A Escola dispõe de um conjunto de formadores com grande experiência académica e na náutica de recreio tendo formado até agora mais de 5 centenas e meia de navegadores de recreio, sendo reconhecida a nível nacional.

A coordenação dos cursos está a cargo do Comandante António José Fernandes Diniz.

 

Escola de Vela

Escola de Vela

O Clube Naval de Sesimbra tem ao dispor dos seus sócios uma escola de vela para jovens e adultos.

Actualmente existem três vertentes dentro da escola de vela:

 

Iniciação

Sábados e Domingos das 10h00 às 14h00

 

Competição Optimist

Sábados e Domingos das 10h00 às 17h00

 

Competição 420

Sábados e Domingos das 10h00 às 17h00

Vela Desportiva

Sábados das 10h00 às 14h00


*mensalidades pagas até dia 8 de cada mês usufruem de desconto de 5€
Famílias de 3 ou mais elementos inscritos na vela benificiam de um desconto de 10%, se pago

 

Escola de Canoagem


Escola de Canoagem

O Clube Naval de Sesimbra tem ao dispor dos seus sócios uma escola de canoagem para jovens e adultos.

Actualmente existem três vertentes dentro da escola de canoagem:

 

Iniciação

Sábado e Domingo das 10h00 às 12h00.

 

Competição

3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira das 18h00 às 20h00 e ao Sábado e Domingo das 10h00 às 12h00.

 

Turismo / Lazer

Sábados e Domingos das 10h00 às 12h00.


De Outubro  2016 a Março, 2017 vamos organizar o circuito de inverno de SurfSki em Sesimbra.

Clica na foto para saberes mais.

 

Pesca Desportiva


Pesca Desportiva

Não sendo uma escola, mas uma atividade, há vários anos que, o Clube Naval de Sesimbra, possui uma equipa de Pesca Desportiva de Alto Mar que tem vindo a obter excelentes resultados a nível nacional e internacional.

 

Actividades Subaquáticas 


Actividades Subaquáticas

A Direção do Clube Naval de Sesimbra (CNS) decidiu, em 2019, reactivar a Secção de Actividades Subaquáticas e, nesse sentido, foram criadas as condições indispensáveis para o desenvolvimento das modalidades desportivas de Audiovisuais - Fotografia Subaquática e de Apneia - Pesca Submarina, sendo o CNS pioneiro na organização de competições internacionais.

O CNS é membro fundador da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), que integra a Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques (CMAS) e, que por sua vez, é membro do Comité Olímpico Português e membro fundador da Confederação do Desporto de Portugal.

A Secção de Actividades Subaquáticas do CNS tem em vista desenvolver a competição e o conhecimento em áreas que vão desde o mergulho em apneia e com escafandro, passando pelos diferentes tipos de equipamentos, à fauna e meio ambiente.

As Actividades Subaquáticas podem ser praticadas por atletas de competição de ambos os sexos e de uma faixa etária mais alargada do que o habitual, relativamente a outras modalidades, para além dos 40 anos.

O campo de actuação desta Secção do CNS é a formação e a prática desportiva destas modalidades, promovendo o Fair Play. Contribuindo, por um lado, para a organização e participação em eventos desportivos e, por outro, a realização de acções comunitárias, para a promoção turística e económica de Sesimbra.

Sejam Bem-vindos!

AUDIOVISUAIS – FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA

A Fotografia Subaquática é considerada como uma especialização do mergulho com escafandro ou em apneia.

O CNS estreou-se com três equipas de duplas de atletas (fotógrafo e modelo/ assistente) na primeira etapa da Taça de Portugal, em 2019. Neste tipo de competições, os atletas, no final dos mergulhos, entregam os respectivos cartões de memória das câmaras fotográficas com as imagens captadas, representando várias categorias, nomeadamente, Grande Angular, Ambiente, Macro, Peixe e um Tema para, posteriormente, serem avaliados pelo Júri de Prova.

Na prática desta modalidade é utilizado o tradicional equipamento de mergulho e é necessária uma câmara fotográfica, com uma caixa estanque e flash’s subaquáticos para iluminação do meio ambiente, porque as cores debaixo de água perdem-se com a profundidade.

A Fotografia Subaquática poderá contribuir para a promoção e divulgação dos fundos marinhos, dos locais onde se realizam as provas e de Sesimbra, como local de eleição para a prática das Actividades Subaquáticas.




APNEIA - PESCA SUBMARINA

A prática lúdica e de competição de Pesca Submarina, exclusivamente em apneia, é das mais populares em Portugal, tendo milhares de praticantes. As capturas resultantes das provas são habitualmente doadas a instituições de solidariedade social.

O equipamento básico para a sua prática é composto por máscara, tubo, barbatanas, fato de mergulho, meias, luvas, cinto com lastro, boia (ou prancha) de sinalização, lanterna, bem como diversos equipamentos complementares ou de apoio, nomeadamente, eletrónica e embarcação.

Esta modalidade subaquática, devidamente regulamentada, tem por base a captura em número reduzido de espécies marinhas, no seu habitat natural, através da utilização de um arpão ou arma, de forma selectiva, protegendo e respeitando as espécies raras ou ameaçadas de extinção, bem como os seus períodos de reprodução.

A Pesca Submarina tem um historial desportivo internacional, com a realização da primeira prova internacional oficial, em 1954, em Sesimbra. De realçar que, nesta modalidade desportiva, Portugal já foi Campeão do Mundo por equipas e individual, entre outras conquistas relevantes.

E o CNS, no seu relançamento desta modalidade desportiva, em 2019, na Praia das Bicas, orgulha-se de ter conquistado o título de Campeão Regional do Continente por equipas.

 

Vela de Cruzeiro


Vela de Cruzeiro

 

 

 

Acording to the club site

 










  • sponsors